API de Autoleitura, da Cellere, apresentou eficiência 27% maior do que leituristas e identifica, até mesmo, adulterações
A leitura incorreta de medidores de consumo é mais comum do que imaginamos. Principalmente, quando eles são analógicos e antigos, como os de ponteiro. As falhas na leitura são ainda maiores quando há alguma adulteração no equipamento. Nesses casos, somente os leituristas com muita experiência são capazes de identificá-las. A tecnologia da Autoleitura, no entanto, ajuda (e muito) a evitar esses tipos de situações, bem como se houve troca de equipamentos entre residências.
Tanto a leitura do registro de consumo, como possíveis fraudes nos medidores, sejam eles de energia elétrica, água ou gás natural, influenciam diretamente no faturamento e na receita das empresas fornecedoras dos serviços. Divergências nas faturas, por exemplo, podem resultar na sua contestação por parte do cliente final, gerando grande impacto no processo.
Para reduzir a possibilidade de erro humano, assim como os custos e as perdas atrelados ao refaturamento, adulterações e à própria verificação mensal dos equipamentos, empresas do setor de Utilities têm buscado a adoção da Autoleitura em suas operações. A utilização da tecnologia, porém, vai além de oferecer a opção para o próprio consumidor escanear o seu medidor, mas, também, pode ser aplicada para validar a informação do leiturista.
Antes de entrarmos mais a fundo sobre os benefícios da Autoleitura, vamos entender o que é essa ferramenta, como ela funciona e por que ela é o presente e o futuro das concessionárias e distribuidoras de Utilities.
O que é Autoleitura?
A Autoleitura é uma solução digital, baseada em Visão Computacional – proveniente da Inteligência Artificial (IA) –, que realiza, em questão de segundos, a leitura do medidor de consumo, por meio de uma foto do próprio equipamento. Com precisão acima de 80%, essa tecnologia oferece confiabilidade na leitura e transparência ao consumidor, por disponibilizar o acesso às informações em tempo real.
Após receber a foto do medidor, seja via aplicativo ou chatbot, a CellIA, que é a IA exclusiva da Cellere, realiza, instantaneamente, a triagem para extrair e classificar os diferentes tipos de informação: vazão mínima e vazão nominal do registro, identificação do número de série, marca, modelo, ano de fabricação e tipo de medidor (ciclométrico, analógico ou digital).
Isso porque, além de reconhecer e realizar a leitura de dígitos em imagens, IA da Cellere é programada para identificar padrões e contextualizar dados, a partir de técnicas de aprendizagem de máquina e redes neurais. Trata-se, portanto, de uma solução muito mais robusta e assertiva de Autoleitura, capaz de ser treinada para identificar e ler qualquer tipo de equipamento.
Com isso, a CellIA entrega os dados de forma personalizada e estruturada às concessionárias de Utilities, garantindo o faturamento correto do consumo dos serviços por seus clientes, com segurança e precisão. No final, caso o sistema esteja integrado, ela pode, até mesmo, gerar e enviar, automaticamente, a fatura ao consumidor.
Todo o processo é facilitado pela Autoleitura da Cellere estar disponível via API – da sigla em inglês para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação, em português –, o que permite a integração rápida e segura com outros softwares, que podem, inclusive, já serem utilizados na empresa.
Eficiência 27% maior do que leituristas
Você já deve ter percebido, até aqui, as grandes vantagens que a Autoleitura proporciona, tanto para as empresas de Utilities, quanto para os clientes finais. Para se ter uma ideia da sua assertividade, em um estudo realizado para a Energisa, grupo empresarial do setor elétrico, identificamos uma eficiência 27% maior da Autoleitura em relação aos leituristas.
Nesse trabalho, desenvolvido para a área de Perdas da empresa, foi solicitada a realização de uma prova de conceito para validação de irregularidades indicadas pelo leiturista. A partir de uma amostra de 50 imagens, comparamos a classificação realizada pelo profissional e pela API com relação à leitura do registro e à identificação de questões como display apagado ou ausência de medidor.
Enquanto a Autoleitura classificou corretamente 84% dos medidores, o leiturista teve uma taxa de apenas 66% de acurácia. Esse resultado demonstra a capacidade que a tecnologia tem de reduzir os erros na leitura e no valor do faturamento do consumo.
Além da alta eficiência e da redução de erros humanos, confira outros benefícios da Autoleitura:
- Maior satisfação dos clientes.
- Mais segurança e confiabilidade na Autoleitura pelos consumidores.
- Menos reclamações e gastos com atendimento ao cliente.
- Redução nos custos com a leitura em si.
- Redução nos custos com o refaturamento.
- Aumento de receita pela maior assertividade da leitura.
- Agilidade na verificação de regularidade dos equipamentos.
- Identificação de fraudes e, assim, redução das perdas por manipulação ilícita dos dados dos medidores.
- Maior agilidade de implementação e integração com aplicativos de mensagens.
- Possibilidade de envio da conta digital pelo próprio canal de atendimento usado para a Autoleitura.
- Menor inadimplência.
- Inclusão dos clientes na jornada digital.
- Possibilidade de mapeamento dos medidores.
- Modernização e melhoria do processo.
- Benefícios de marca, como empresa digital.
Por que a Autoleitura é o futuro das empresas de Utilities?
A evolução tecnológica, impulsionada pela pandemia da covid-19, trouxe ainda mais competitividade ao mercado, exigindo que as empresas se digitalizem. Ao mesmo tempo em que esses avanços permitem a melhoria de processos, trazendo agilidade, confiabilidade e eficiência, eles melhoram a experiência do usuário, seja ele o leiturista, outro profissional da empresa ou o próprio consumidor final.
Assim como as tecnologias estão transformando o mundo em que vivemos, a Autoleitura já está presente em algumas empresas de Utilities e logo será a realidade para a maioria, considerando a grande capacidade de assertividade e de redução de custos que essa ferramenta oferece.
Por isso, escolha para a sua empresa a solução pioneira de Autoleitura Inteligente da Cellere, que possui o melhor desempenho do mercado.
Sobre a Cellere
Com quase 20 anos de atuação, a Cellere ajuda empresas a atingirem os seus objetivos, a partir do uso intensivo de tecnologia, promovendo as condições ideais para a máxima eficiência e rentabilidade do negócio, engajamento de clientes, otimização de custos e agilidade na tomada de decisão, por meio da (R)evolução Digital.
Atuamos com um repertório de soluções prontas, rápidas e seguras contra o vazamento de dados ou invasões. Disponíveis via API, as nossas tecnologias são práticas, econômicas, escaláveis e possuem alta acurácia, por serem desenvolvidas a partir dos conceitos de Inteligência Artificial (IA), Automação, Big Data, Data Warehouse, Transformação Digital, Garantia de Receita (Business Assurance, em inglês) e melhoria de processos.
Com agilidade, flexibilidade, segurança de dados e visão de negócio, solucionamos os principais desafios dos nossos clientes, com uma abordagem inovadora e totalmente focada na qualidade dos serviços prestados.
Dê o primeiro passo e revolucione a sua empresa! Fale com a nossa equipe, clicando aqui.