Seja qual for o setor da sua empresa, ela pode se tornar mais rápida, econômica e eficiente com APIs!
Otimizar o uso dos recursos e melhorar a eficiência é o que toda organização busca. Principalmente devido ao forte declínio na demanda nos últimos três anos, muitas empresas precisam reduzir os custos para permanecer operacionais. A solução pode estar na utilização de Interfaces de Programação de Aplicações, ou somente APIs.
Essa tecnologia é como um tecido que conecta os sistemas de informação e, dessa forma, todo o negócio. Em outras palavras, a API é o mecanismo que possibilita a troca de dados e a integração dos mais diversos tipos de plataformas. O que a torna tão especial é a capacidade de simplificar o desenvolvimento de softwares e permitir que a infraestrutura evolua conforme as necessidades da empresa.
A comunicação entre diferentes aplicações – sejam internas ou externas –, proporcionada pelas APIs, abre novas oportunidades de crescimento. Além disso, não se faz mais necessária a construção de ferramentas completamente personalizadas, o que facilita a escalabilidade do negócio. Ao mesmo tempo, atualizar e modernizar as soluções utilizadas se torna menos complexo.
Como as APIs ajudam a reduzir custos das empresas de todos os setores?
As APIs são, portanto, os elos da cadeia de valor digital. As instituições que entendem a sua importância reduzem os custos, melhoram a eficiência operacional e abrem novas oportunidades de crescimento. Ao mesmo tempo, se mantêm protegidas, pois essas interfaces (as de qualidade, pelo menos) possuem boas camadas de segurança.
Não é à toa que são utilizadas por gigantes da tecnologia, como Google, Amazon, Slack e Facebook. No entanto, engana-se quem pensa que APIs são somente para empresas desse segmento. Essas ferramentas poderosas podem beneficiar qualquer negócio, independentemente da indústria ou do tamanho. Elas são as peças-chaves dos softwares e das organizações mais inovadoras do mundo.
Leia também → API-first: o que é e por que adotar em sua empresa?
Veja como as APIs podem contribuir com os negócios:
Integração de sistemas
Como já abordamos neste artigo, o princípio das APIs é permitir a comunicação entre diferentes aplicações. Afinal, no mundo conectado e rápido em que vivemos, os sistemas precisam conversar entre si. A fim de se manterem relevantes, os negócios precisam seguir essa mesma lógica. Nesse sentido, as APIs tornam essa integração mais eficiente.
Além disso, elas fornecem uma maneira definida e bem documentada para que outras pessoas possam integrar as suas plataformas. Por meio de uma interface comum, as APIs permitem que diferentes sistemas sejam conectados. Isso economiza tempo e dinheiro.
Facilita o trabalho do desenvolvedor
Muito tempo é perdido tentando integrar os sistemas que não foram desenvolvidos a partir de APIs. Isso pode gerar muito retrabalho, desgaste e dificultar a rotina dos profissionais de TI.
Em contrapartida, as APIs podem melhorar significativamente a experiência dos desenvolvedores. Dessa forma, há economia de tempo e custos, ao torná-los mais eficientes, mas não apenas. Também amplia-se a vantagem competitiva, uma vez que eles podem dedicar mais tempo às atividades que trazem mais valor ao negócio.
Independentemente do tamanho do seu negócio, o tempo e o foco do seu pessoal são de grande importância. Ter desenvolvedores entregando integrações com mais rapidez e precisão economiza tempo e dinheiro que podem ser melhor alocados a outras necessidades.
Ao mesmo tempo, boas APIs melhoram o ambiente de trabalho e reduzem os custos de recontratação de pessoal. Nesse mercado, garantir que a retenção da equipe, com um trabalho significativo e recompensador, em vez de processos manuais e frustrantes, é fundamental.
Suporte técnico simplificado
Geralmente, qualquer software conectado a outro requer suporte técnico. Os desenvolvedores precisam fazer os sistemas funcionarem corretamente, e bugs aparecerão. As APIs podem reduzir os custos de suporte e acelerar o tempo de resolução dos problemas. Elas fazem isso fornecendo mensagens de erro claras, maneiras de rastrear a fonte dos incidentes e documentação para ajudar a evitá-los em primeiro lugar.
Emissão eficiente de relatórios
Você precisa entender como seus serviços estão sendo usados. APIs modernas permitem a emissão de relatórios que fornecem uma visão consolidada do desempenho de uso da tecnologia. Isso é extremamente útil no momento em que você está operando em escala.
As APIs também podem ajudar a reduzir os custos e o tempo necessário para gerar relatórios de uso. Você pode reutilizar isso em seus serviços, em vez de sempre ter que criar documentos para cada um deles. Existem limitações, mas buscar a padronização ajudará a produzir os relatórios que precisa.
Fluxo de trabalho otimizado
As APIs permitem integrar diferentes sistemas, aplicações e plataformas com perfeição, reduzindo a necessidade de realizar a entrada manual de dados e melhorando o fluxo de informações. Isso gera mais eficiência e produtividade, permitindo que as empresas se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Automação de Processos
Tarefas manuais, repetitivas e demoradas podem ser automatizadas por meio de APIs, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades de mais valor agregado e que requerem mais criatividade e pensamento crítico. Isto contribui para aumentar a agilidade e a capacidade de resposta das empresas às mudanças de mercado.
Aprimorar a experiência do cliente
Ao integrar diferentes sistemas e aplicações, as APIs podem proporcionar aos usuários uma experiência mais integrada e sem interrupções.
Por exemplo, é possível utilizar APIs para facilitar o onboarding de novos clientes, colaboradores e/ou parceiros, realizando o processo de verificação de identidade de maneira simples, rápida e segura. Assim, logo que isso é feito, os indivíduos poderão usufruir dos acessos e serviços necessários.
A API Contextus, por exemplo, extrai e contextualiza dados de documentos. Junto do Facematch, compara rostos em imagens e, com o Background Check, valida o status e a veracidade das informações enviadas. Tudo isso em poucos segundos.
Onboarding mais eficiente
Falando em onboarding, boas APIs, em plataformas robustas, podem proporcionar um meio seguro e automatizado para os clientes obterem acesso aos seus sistemas, serviços e produtos. Mesmo que etapas manuais sejam necessárias, elas podem ser reduzidas ao mínimo, com as APIs cuidando de todo o resto.
Essa eficiência pode ajudar a reduzir os custos de mão de obra de processos manuais de integração, bem como os erros. Onboarding mais rápidos e precisos, com APIs, mantêm os seus negócios, parceiros e clientes avançando.
Novas oportunidades de receita
As APIs podem abrir novos fluxos de receita, permitindo a oferta de novos produtos e serviços. Por exemplo, uma empresa de serviços financeiros pode usar as APIs para oferecer aos clientes acesso, em tempo real, às informações de suas contas por um aplicativo móvel, gerando novas receitas via taxas de assinatura.
Melhor gerenciamento de dados
As APIs podem ajudar as empresas a gerenciar seus dados com mais eficácia, melhorando a precisão e a integridade das informações. Isto pode levar a uma melhor tomada de decisões e a uma abordagem mais informada da estratégia comercial.
Em suma, são muitos os benefícios proporcionados pelas APIs aos negócios. Elas podem ajudar as empresas a crescer e a prosperar, simplificando, integrando, aprimorando e automatizando diversos processos. Não há limites para os casos de uso dessa tecnologia.
Para ajudá-lo nessa jornada, desenvolvemos o Portal de APIs, com microssoluções prontas, rápidas, seguras e escaláveis. Conferir as aplicações disponíveis!
Você também pode entrar em contato conosco por WhatsApp aqui ou por meio da página de contato aqui.