As APIs contribuem com todos os setores, gerando eficiência e acelerando a Transformação Digital
A digitalização tem tornado o uso das Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) indispensável em todos os processos das organizações modernas. Afinal, as APIs são capazes de integrar sistemas com rapidez e perfeição, gerando eficiência e garantindo a continuidade dos negócios. Elas são os elos ocultos que permitem às pessoas e às empresas de todo o mundo se conectarem.
Portanto, em um contexto onde a comunicação, ágil e segura, entre as plataformas é uma exigência da sociedade atual, as APIs são peças-chaves. Nesse sentido, ao longo deste artigo vamos explicar como elas funcionam, abordando problemas de negócios solucionados por essa tecnologia. Esperamos trazer insights sobre as formas pelas quais as APIs podem ser utilizadas em seu negócio.
O que é e como funciona uma API?
Originada do inglês Application Programming Interface, a sigla API se refere a uma interface intermediária que permite a interação entre dois aplicativos diferentes. Em outras palavras, trata-se de uma maneira acessível de integrar funcionalidades de sistemas e trocar informações, virtualmente, dentro das organizações e entre elas.
Ou seja, a API nada mais é do que uma mensageira. Ela é responsável por receber solicitações (ou requisições – do inglês Requests –, na linguagem de programação) e devolver as respostas (do inglês Response) aos usuários. Todas as interações entre aplicações, dados e dispositivos são mediadas por APIs. Por isso, no ambiente digital, praticamente tudo funciona por meio de APIs.
Desenvolvidas a partir de linguagens de programação específicas, com mecanismos padrões, elas podem seguir diversos modelos de arquitetura de software – por exemplo: REST e HTTP. São essas especificações que descrevem como a informação é compartilhada entre os programas no formato de requisição, processamento e retorno dos dados necessários.
As APIs também podem ser utilizadas como mecanismos de segurança. Isso porque possuem funções predefinidas que controlam ou permitem controlar quem ou qual serviço pode acessar ações e dados específicos. É o caso, por exemplo, de quando o seu celular solicita permissão para que determinado aplicativo utilize a sua localização.
Essas interfaces também fornecem uma trilha de auditoria que detalha quem ou o que teve acesso ao sistema e quando isso aconteceu. Em resumo, com as APIs, você libera o acesso aos seus recursos sem abdicar da segurança e do controle. É você quem determina como isso será feito e quem terá autorização.
Como as APIs trazem eficiência aos negócios?
Por seguirem um conjunto de regras padronizadas e reduzirem a complexidade da elaboração de aplicações, as APIs facilitam muito a vida dos desenvolvedores. Isto é, essas ferramentas conectam novos componentes a soluções, sem a necessidade de saber como esses programas funcionam ou alterar a estrutura deles.
Ao fazer isso, elas diminuem o tempo, o custo e os riscos de erros no desenvolvimento de aplicações. Além disso, garantem mais qualidade nos serviços e nos produtos por ampliarem a colaboração entre empresas e equipes de Tecnologia da Informação (TI). Assim, as APIs contribuem para gerar negócios mais eficientes e proporcionar novas oportunidades de receita.
Ao passo em que as necessidades empresariais mudam rapidamente para responder aos mercados digitais em transformação, aumentar a velocidade das operações é fundamental. Agora, um programa personalizado, desenvolvido para uma finalidade específica, geralmente é escrito para fazer referência a APIs que fornecem recursos úteis em diversos contextos.
Dessa forma, as APIs permitem que a infraestrutura tecnológica evolua conforme as necessidades da empresa. Como resultado, as interações de uma empresa API-driven – orientada por API – com clientes, colaboradores e parceiros são aprimoradas. Mais funcionalidade e escopo de serviços aumentam o valor entregue aos usuários, melhoram a experiência do cliente e aumentam a escalabilidade do negócio.
Problemas de negócios solucionados com APIs
As APIs possuem diversos casos de uso, beneficiando não apenas o setor de Tecnologia, mas todas as áreas e indústrias, independentemente do porte. Elas são as peças-chaves dos softwares e das organizações mais inovadoras do mundo. Não é à toa que costumam estar associadas a ferramentas avançadas de Automação e Inteligência Artificial (IA), por exemplo.
Inegavelmente, essas interfaces contribuem para a Transformação Digital de todos os segmentos, tornando as organizações mais resilientes, competitivas e escaláveis. Confira, a seguir, alguns problemas de negócios solucionados com as APIs da Cellere.
APIs para o onboarding digital
Imagine ser uma empresa de atuação nacional que precisa digitalizar e automatizar o onboarding de novos clientes, sem perder a segurança nos processos. Foi este o foco do projeto que desenvolvemos para uma das maiores distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil. Foram disponibilizadas as seguintes APIs, de acordo com requisitos técnicos e funcionais predefinidos:
- Facematch, para o reconhecimento de imagem e a biometria facial, com a comparação de faces;
- Contextus, solução para a identificação, a leitura, a extração e a interpretação de dados em mais de 70 tipos de documentos;
- Background Check, para a validação de dados, como nome, CPF, CNPJ, entre outros;
- Autoleitura de medidores de consumo de energia elétrica.
A partir dessas aplicações, a companhia se modernizou, atendendo às necessidades dos consumidores, em uma sociedade cada vez mais digital. Além disso, foram obtidos diversos benefícios, como o aumento de produtividade, escala, precisão e agilidade na análise das informações, bem como redução de fraudes.
APIs para a leitura de medidores de consumo
Entre as soluções fornecidas no projeto citado acima estão as APIs de Autoleitura de medidores de consumo. Neste caso, em específico, o foco é a leitura e a extração de dados de medidores de energia elétrica. No entanto, possuímos APIs para a leitura de todos os tipos de medidores, sejam eles de eletricidade, água, gás, digitais ou analógicos.
As nossas APIs de Autoleitura possuem alta precisão e eficiência, validando a informação do leiturista, ao mesmo tempo em que identifica adulterações no equipamento. Erros de leitura, fraudes e a necessidade de verificação dos medidores geram ineficiência e perdas que são evitadas com a tecnologia. Em um escopo de projeto, é possível, até mesmo, o envio imediato e automático da fatura para o consumidor após a leitura.
APIs para a fiscalização de atividades
A sua empresa precisa fiscalizar ou avaliar um grande número de atividades de serviços ou obras, de maneira manual, despadronizada e repetitiva? Existem APIs que facilitam muito esse trabalho, acelerando-o em 15 vezes, reduzindo drasticamente as refações e permitindo a análise de 100% das atividades. Elas atuam por meio do uso da IA para a identificação e a leitura de elementos em fotos.
Qualquer serviço que possa ser registrado por fotografias pode ser processado, automaticamente e em tempo real, com APIs de IA. A princípio os microsserviços prontos de Fiscalização Inteligente da Cellere, disponíveis no Portal de APIs, são voltados para o setor de Telecomunicações e identificam:
- a Caixa de Distribuição Óptica (CDOE) e as Etiquetas presentes nela;
- os dados de localização de onde a foto foi tirada;
- as plaquetas de identificação;
- o Power Meter (equipamento que mede a potência), bem como a leitura realizada por ele;
- se há algum destes elementos na imagem: tela de aplicativo, plaqueta, CDOE, Power Meter, poste, modem do cliente, cabo de reserva e RST Papel;
- se existem os seguintes equipamentos na imagem: CTOP, CEO e CS;
- conectores, CTOP e etiquetas descoladas em fotos de postes.
Acesse este link e cadastre-se no Portal de APIs para testá-los.