Minimize os riscos do seu negócio o quanto antes com o Background Check
Novas contratações, parcerias e a verificação de clientes impactam diretamente os resultados e o sucesso das organizações. Por isso, esses processos exigem cautela por parte dos responsáveis, a fim de proteger os interesses e a reputação do negócio. Nesse sentido, o Background Check é indispensável para mitigar os riscos e assegurar o cumprimento das políticas de Compliance.
Mas você sabia que é possível realizá-lo de maneira rápida e segura? Em questão de segundos e sem dificuldades, a sua empresa pode extrair o status de um CPF ou CNPJ na Receita Federal. Basta utilizar a nossa API de Background Check, cadastrando-se no Portal de APIs. Lá você também encontrará diversas outras soluções de consultas para Background Check.
O que é Background Check?
Background Check significa “verificação/checagem de antecedentes”, prática que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, atualmente. Apesar de ter tradução em português, o termo costuma ser referido com o nome em inglês no mercado brasileiro. Isso porque esse conceito já está bastante consolidado nos Estados Unidos, país de língua inglesa, referência nessa área.
O Background Check é utilizado com o propósito de avaliar a conformidade legal, ética e normativa de fornecedores, parceiros, colaboradores, clientes, entre outros. Trata-se, portanto, da validação de informações relevantes de pessoas físicas e/ou jurídicas, que irão se relacionar com a sua organização. Acima de tudo, essa estratégia visa a fornecer uma camada de proteção às empresas.
Em qualquer relação comercial, a confiança é um fator primordial, sobretudo em alguns casos, como fusões e aquisições de empresas. Certamente, a última coisa que não queremos é ter prejuízos monetários, jurídicos e de reputação por não realizar análises adequadas de Background Check. Então, essa validação deve preceder a assinatura de contratos e a permissão de acesso de novos usuários.
Vantagens de realizar o Background Check
Em um mundo dinâmico, com cada vez mais e novas ameaças surgindo todos os dias, a checagem de informações não pode ser subestimada. O Background Check é uma maneira proativa de você mitigar potenciais prejuízos futuros à sua empresa. Os benefícios dessa estratégia são evidentes a partir do momento em que ela é colocada em prática. Confira as vantagens:
1. Previne riscos corporativos
Conforme já abordamos neste artigo, o Background Check protege a organização contra práticas que podem prejudicar a sua integridade. Essa investigação garante o cumprimento de legislações e regulamentações ao passo que estimula boas práticas de conformidade em toda a cadeia produtiva.
Isso porque as organizações podem ser responsabilizadas pelas ações praticadas por terceiros, mesmo sem ter consentimento expresso ou conhecimento das práticas irregulares adotadas. Dessa forma, o Background Check evita fraudes e previne riscos dos mais diversos aspectos, como comportamentais, jurídicos, financeiros e institucionais.
Por isso, também acaba contribuindo para o desenvolvimento de todo o ambiente de negócios. Até mesmo a rotatividade nas empresas é reduzida com essa estratégia.
2. Identifica problemas em curso
Como mencionamos anteriormente, o Background Check pode ser realizado em qualquer momento da relação da empresa com seus colaboradores, parceiros e/ou clientes. Afinal, não é porque no momento pré-onboarding não foi identificado nenhum risco que ele não possa existir e causar prejuízos.
É preciso se manter vigilante, a fim de assegurar que as normas internas e as exigências legais e regulatórias sejam cumpridas.
3. Garante o Compliance
Se o Background Check previne riscos e identifica problemas, ele certamente contribui para a manutenção dos padrões de Compliance. Independentemente do segmento de atuação, o seu negócio precisa atender a regulamentações, como Know Your Customer (KYC, “conheça o seu cliente”, em português) e Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) no setor financeiro.
Por abranger a validação de documentos, como CPF e CNPJ, esse processo obtém informações relevantes disponíveis em órgãos oficiais. Assim, revela se a sua empresa está lidando com pessoas físicas ou jurídicas cujos registros foram considerados irregulares.
A saber, os dados podem ser provenientes de instituições seguras, tais como:
- Agências Nacionais, como ANTT e Anvisa;
- Caixa Econômica Federal;
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
- Conselhos Federais;
- Controladoria-Geral da União (CGU);
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER);
- Departamento de Polícia Federal (DPF);
- Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN);
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA);
- Ministério do Trabalho e Emprego;
- Ministério Público Federal;
- Polícia Federal do Brasil;
- Portal da Transparência;
- Prefeituras;
- Procuradorias;
- Receita Federal;
- Secretarias Estaduais e Nacionais;
- Tribunal Superior do Trabalho (TST);
- Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
4. Reconhece práticas ilícitas em outras organizações
O Background Check pode encontrar informações sobre o envolvimento de outras empresas em ilicitudes. Portanto, é preciso pesquisar a fundo dados sobre potenciais parcerias comerciais realizadas pela instituição.
Por exemplo: uma rede varejista de roupas precisa conhecer bem os seus fornecedores. Se um deles possuir envolvimento com trabalho escravo, além das sanções legais que a sua organização deve sofrer, a imagem da marca diante do público será muito prejudicada.
Uma vez realizado o levantamento, o seu negócio terá acesso a dados que vão facilitar a tomada de decisões em situações de riscos.
5. Fortalece a reputação diante de seus públicos
Com toda a certeza, a credibilidade é um dos aspectos mais importantes e difíceis de serem recuperados em um negócio. Por isso, se tem algo que pode ser realizado para protegê-la e fortalecê-la, faça. Visto que o envolvimento em atos ilícitos, mesmo que de maneira indireta, prejudica a reputação da sua empresa, conte com o Background Check para identificá-los.
Inserir essa prática nos processos internos da sua empresa reforça a preocupação em manter uma atuação ética e legal. Como resultado, a opinião pública associa a sua marca a conceitos, como responsabilidade, transparência e seriedade, contribuindo para a manutenção da imagem. E quem é que não gosta de apoiar e trabalhar com boas empresas?
6. Melhora a experiência do cliente
Os clientes não querem esperar horas ou até mesmo dias para que sua empresa conclua a verificação de um novo cadastro, certo? O Background Check digital é a escolha ideal, pois facilita e agiliza esse processo de onboarding de novos clientes.
Os dados disponibilizados são necessários para que ferramentas tecnológicas elaborem relatórios completos sobre o perfil de consumo do cliente, além da sua situação cadastral, histórico e comportamento em transações.
Dessa forma, sua empresa previne riscos e facilita que bons clientes consigam ser aprovados muito mais rapidamente e sem precisar cumprir muitas etapas em um cadastro burocrático.
Quais dados avaliar no Background Check?
Os métodos utilizados e os dados consultados no Background Check dependem da natureza das relações envolvidas e da estratégia de negócio. Por exemplo, em análises de candidatos para vagas de empregos e de potenciais novos clientes, pode ser examinada a veracidade do documento de identidade. Ou seja, via reconhecimento facial e/ou regularidade do CPF na Receita Federal.
Dependendo do caráter do cargo que será ocupado, a CNH, registros de trânsito, cadastros em conselhos e antecedentes criminais também precisam ser consultados. O Background Check é ainda mais relevante para cargos de confiança, liderança e responsabilidade executiva. No entanto, essa técnica também pode ser empregada mesmo após a contratação.
Além disso, parcerias, aquisições e fusões exigem a verificação de dados, como:
- status de CNPJ na Receita Federal;
- validação fiscal de Pessoa Jurídica;
- regularidade do empregador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- licenças e registros concedidos pelos órgãos responsáveis;
- débitos trabalhistas;
- processos judiciais;
- protestos em cartórios;
- antecedentes criminais e mandados de prisão dos proprietários e diretores;
- sanções econômicas;
- certidão negativa de débitos.
Aliás, todas as informações mencionadas podem ser levantadas no Portal de APIs, por meio das APIs de Background Check, Consultas e Facematch. Basta se cadastrar e começar a utilizar para testar.
Motivos pelos quais as empresas levantam informações de Pessoas Físicas (PF)
Ter uma ideia de quem é a pessoa
Buscar informações sobre o perfil dos entrevistados de grande potencial é uma forma de saber se são pessoas idôneas. Isso pode ser feito não apenas por mídias sociais, mas também por outras fontes, como indicações ou empregos anteriores. Não é à toa que existe a tão conhecida máxima: “contrate caráter, treine habilidades”.
Além disso, caso o colaborador se envolva em algum escândalo e a imagem da empresa esteja associada à ele, ambos sairão prejudicados.
Ter mais segurança
Uma das principais razões para realizar verificações de antecedentes é promover um ambiente seguro a todo o ecossistema da organização. Potenciais prejuízos relacionados à má conduta e a atos violentos e criminosos podem gerar diversos tipos de dados, por exemplo:
- a outros colaboradores por bullying, discriminação, assédio moral, sexual ou violência no local de trabalho;
- aos clientes da organização, por atos ilícitos, como agressões e abusos de qualquer natureza;
- ao público por condução negligente;
- ao negócio do empregador por uso incorreto de dados estratégicos, depredação e furtos, perdas financeiras ou problemas de imagem e reputação.
Prevenir fraudes
Será que a pessoa diz ser mesmo quem é? A princípio, tenha sempre o benefício da dúvida a seu favor e verifique. Há sempre aquelas pessoas que exageram ou mentem em seus currículos, em reuniões e entrevistas. Por isso, constatar a idoneidade de alguém e de potenciais parceiros é fundamental. O Background Check ajuda a identificar inconsistências nas informações recebidas.
No caso de contratações, esse trabalho evita incorporar alguém que não se encaixa no perfil da vaga ou, então, que não possui boa índole. Ao mesmo tempo, identifica e protege a sua organização contra crimes, como o de falsidade ideológica. Isso também vale para potenciais novos clientes.
Motivos pelos quais as empresas levantam informações de empresas/Pessoas Jurídicas (PJ)
Realizar verificação criminal
É importante verificar os registros criminais tanto da empresa como dos indivíduos que lideram ou trabalham nela. Afinal, descobrir de antemão que o proprietário foi indiciado por sonegação de impostos ou por não pagar um fornecedor vai poupar o incômodo e a preocupação de que o mesmo aconteça com a sua companhia.
Prevenir a lavagem de dinheiro (PLD)
De fato, o Background Check contribui para promover relações comerciais dentro da lei, aumentando o nível de segurança no fechamento de contratos. Por exigir cuidado, seriedade e detalhamento, esse trabalho contribui para a gestão e a avaliação dos riscos envolvidos em novas parcerias e no seu monitoramento. Entre eles, está o envolvimento com a prática criminosa de lavagem de dinheiro.
Consultar licenças
A empresa possui as licenças e os registros necessários para exercer a sua atividade? É importante verificar se tudo está em dia e se não houve recusa de renovação devido a irregularidades.
Verificar a existência de outros nomes comerciais
A empresa fez negócios com outro nome? É provável que uma empresa com vários históricos de nomes possa ter algo a esconder.
Buscar avaliações dos clientes
Essa é, sem dúvida, a chave para o sucesso de um fornecedor terceirizado. Afinal, as avaliações dos clientes deixam pistas sobre a conclusão dos contratos e se o fornecedor é confiável ou não. Tenha em mente, entretanto, que algumas avaliações são tendenciosas ou não são válidas.
Tomar conhecimento sobre processos ou outras questões legais
Uma empresa que possui ações judiciais ou questões legais em curso, eventualmente, pode ser que não seja uma boa opção para fazer negócios. É preciso avaliar caso a caso e realizar a gestão dos riscos. Mesmo que a decisão final seja por ir em frente e fechar negócio, não deixe, é claro, de tomar as medidas preventivas.
Quais empresas se beneficiam do Background Check?
Você deve ter percebido até aqui que o Background Check beneficia praticamente todas as empresas, independentemente do segmento de atuação. Imagina-se que todas as organizações realizam contratações de profissionais e fornecedores. Além disso, algumas precisam validar informações dos clientes, como é o caso das que pertencem aos seguintes setores:
- Consultorias;
- E-commerce;
- Financeiro;
- Governamental;
- Imobiliário;
- Jurídico;
- Recursos Humanos;
- Saúde;
- Segurança;
- Serviços Profissionais;
- Tecnologia;
- Telecomunicações;
- Transporte;
- Turismo;
- Utilities.
Outras instituições também realizam parcerias, aquisições e/ou fusões, para os quais é fundamental que seja realizado o Background Check.
Por que utilizar soluções de Background Check em seu negócio?
Em contraste com o que muitos podem imaginar, fazer Background Check não precisa ser algo difícil e moroso. Com tecnologias modernas disponíveis para o levantamento de diversos tipos de dados, esse procedimento deixa de ser manual, lento e trabalhoso. Agilize essa etapa do seu pré-onboarding, garantindo fluidez, eficiência, precisão e segurança na verificação de informações.
No Portal de APIs, você pode começar hoje mesmo a realizar a busca e a validação de pessoas físicas e jurídicas. Além de possuir as ferramentas certas, esse sistema centraliza todas as informações necessárias para consultar dados. Para acessar, cadastre-se e faça o seu login: https://portaldeapis.com.br/. Agora, é possível testar as nossas APIs utilizando os créditos disponíveis.
Logo após logar na plataforma, você pode buscar o que procura na barra de pesquisas no topo da página. Ou, então, acesse as APIs disponíveis em Background Check e Consultas, no menu da lateral esquerda. Entre em contato conosco, caso procure por uma solução específica que não esteja disponível no Portal.
Caso você seja um desenvolvedor e queira saber como a ferramenta Postman pode te ajudar a gerar exemplos de códigos que serão utilizados em uma integração com uma API, assista a este vídeo, no qual foi utilizado a solução de Background Check do nosso Portal como exemplo:
Veja, a seguir, os benefícios de utilizar tecnologias de Background Check!
Mais velocidade na consulta e análise de informações
Com soluções que realizam a busca e a consulta dos dados de forma automatizada, você recebe a informação que precisa em tempo real. Assim, tudo fica mais fácil! Como resultado, a avaliação de risco é muito mais rápida e as decisões podem ser tomadas rapidamente.
Mais rapidez no processo de onboarding
Menos tempo na verificação dos dados significa um onboarding muito mais prático e ágil. Dessa forma, o cliente, o fornecedor e/ou o colaborador também tem um cadastro eficiente e uma resposta mais rápida sobre seu aceite ou não.
Eliminação de trabalhos manuais
Realizar consultas detalhadas para cada novo cliente, fornecedor ou candidato sem a tecnologia automática é uma tarefa trabalhosa, repetitiva, demorada e exaustiva. Em contrapartida, a parte manual desse processo é eliminada com ferramentas de Background Check, aumentando a eficiência e a produtividade das buscas.
Mitigação de erros
Não podemos esquecer que atividades manuais podem resultar em erros humanos. Mas, com soluções tecnológicas, as consultas de informações não possuem falhas, e as análises de riscos tornam-se muito mais precisas e confiáveis.
Redução de custos operacionais
Sem a necessidade de uma grande equipe de backoffice, a empresa também consegue diminuir gastos com recursos humanos de forma substancial, tornando-se mais eficiente. Ou, então, até mesmo alocar tais colaboradores para realizar atividades mais produtivas e estratégicas, gerando mais valor à organização.
Prevenção de fraudes
Com ferramentas de buscas para Background Check, a sua empresa reduz a aprovação de usuários que representem riscos reais para o negócio. Dessa maneira, há mais segurança e menos incidência de fraudes, golpes, lavagem de dinheiro, entre outros.
Aumento do número de clientes aceitos
Com esse processo mais robusto e seguro de onboarding, amparado pelo Background Check, é possível aceitar mais clientes e fornecedores, escalando a sua operação.