Case Coopanest-RJ: uso de IA para leitura de guias médicas

IA

A Cellere desenvolveu para a Coopanest-RJ (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado do Rio de Janeiro Ltda) um aplicativo que está revolucionando a rotina dos profissionais utilizando a Inteligência Artificial (IA)

Primeiramente, a Cooperativa já possuía um site onde trazia inúmeras informações e benefícios para seus associados, inclusive disponibilizava uma guia digital em seu site.

Contudo, o preenchimento manual de todos os campos tornava-se uma tarefa trabalhosa no cotidiano desses profissionais. 

Todavia, era preciso trazer um benefício diferente, algo que fosse capaz de contribuir e proporcionar aos cooperados uma experiência benéfica e que fosse capaz de solucionar questões como o preenchimento de vários formulários. 

Tecnologia de ponta 

Utilizando a Inteligência Artificial Generativa, a Cellere desenvolveu uma API capaz de reconhecer as informações em uma simples foto da guia médica.

Da mesma forma, mapeia os campos e suas respectivas informações e preenche, automaticamente, várias guias médicas, economizando tempo e trabalho manual. 

Identificando que as informações necessárias já estavam presentes nos documentos anexados às guias digitais, a Cellere desenvolveu uma API equipada com inteligência artificial. 

Essa solução é capaz de reconhecer automaticamente as informações nos documentos médicos, preenchendo os campos necessários para a emissão das guias de faturamento, o que reduziu drasticamente o tempo gasto e o esforço manual dos usuários.  

Inteligência Artificial reduz em até 70% o tempo de preenchimento de guias de faturamento de serviços médicos 

Os profissionais da saúde associados à Coopanest-Rio receberam um significativo incremento na sua rotina profissional. Graças à inteligência artificial, o tempo necessário para preencher guias médicas foi reduzido em até 70%.

Após ser testado por cerca de 60 médicos da cooperativa, o aplicativo foi aprovado por unanimidade. 

Após a fase de testes conduzida pelos médicos da cooperativa, o aplicativo foi unanimemente aprovado.

Alguns profissionais relataram que, no primeiro uso, o aplicativo conseguiu preencher cinco guias em apenas 15 minutos, uma tarefa que antes tomava quase uma hora.  

Disponibilidade do APP 

Atualmente, a facilidade desenvolvida pela Cellere está disponível aos cooperados da Coopanest-RJ.

A API foi integrada a um novo aplicativo compatível com iOS e Android. Dessa forma, proporciona aos usuários maior agilidade no preenchimento das guias e na gestão do faturamento mensal.

Segundo Eduardo Ladeira, Head de Inovação da Cellere, a API faz uso de uma combinação avançada de ferramentas de IA que, juntas, atingem um índice de leitura de mais de 80% das informações necessárias.

“Para o desenvolvimento do aplicativo, conduzimos pesquisas com usuários, mapeamos a jornada do usuário, realizamos prototipagem e testes de usabilidade, o que resultou em uma navegação fluida e intuitiva”, explica Ladeira.   

A API desenvolvida pela Cellere consegue ler uma ampla variedade de documentos médicos, incluindo guias de autorização, fichas de entrada, fichas de anestesia e relatórios cirúrgicos.

O tempo médio de processamento é inferior a 25 segundos para documentos com até 8 páginas. 

Arte retangular com fundo avermelhado escuro, com alguns elementos visuais relacionados à tecnologia, e o texto: "Por que uma estratégia API-first vai preparar a sua empresa para o futuro?"

Escopo do projeto

O desenvolvimento de uma solução de Inteligência Artificial (IA) customizada via APP próprio para ler e interpretar guias médicas para automatizar o processo de solicitação de reembolso dos anestesiologistas membros da Coopanest-RJ junto às operadoras de saúde. 

Objetivo

Acelerar e garantir o processo de solicitação de reembolso. Certamente, deixando mais tempo disponível para os profissionais.

Como funciona:  

Após realização de um procedimento cirúrgico, por exemplo, o médico faz o login no aplicativo, captura a imagem (foto) da guia médica preenchida, valida as informações extraídas pela IA e envia a solicitação de reembolso à operadora de saúde.

Assim, para o êxito do projeto, além de utilizar recursos atuais do ChatGPT, também foram utilizadas técnicas e recursos de RPA, técnicas de UX e desenvolvimento de APP nas versões Android e IOS.

Em suma, além da agilidade, a qualidade das informações preenchidas também foi aprimorada, reduzindo erros de digitação e retrabalho.

Em outras palavras, isso resultou em uma menor necessidade de validação pelo backoffice e uma aceleração no processo de pagamento.

Público

Anestesiologistas membros da Coopanest-RJ 

Principal Resultado

Feedbacks fornecidos, demonstram que os médicos chegaram a reduzir um processo de uma hora (1h) para apenas 5 (cinco) minutos. 

Entregas e Benefícios

. Agilidade e escalabilidade na solicitação; 

. Redução de erro por digitação; 

. Tempo dedicado reduzido; 

. Histórico de transações concretizadas; 

. Padronização do processo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *