Business Process Outsourcing, ou BPO, significa “Terceirização de Processos de Negócios”. Ou seja, determinada empresa contrata outra empresa, no caso uma terceirizada, para assumir e controlar algumas das suas atividades.
Todavia, existem diferenças entre o BPO e a terceirização normal. E a principal está no processo. Na terceirização normal, não há a necessidade de uma criação de um novo modelo processual para atender o serviço que foi solicitado.
No BPO, há um aprofundamento maior por parte da empresa contratada em relação às necessidades do cliente. Em algumas ocasiões, por exemplo, é preciso criar um modelo adaptável às suas necessidades, no sentido de tecnologias, conhecimentos e procedimentos.
Dessa forma, com o Business Process Outsourcing, a empresa pode voltar seus olhos para o core do negócio, enquanto deixa as atividades secundárias nas mãos de especialistas.
Como funciona
O principal objetivo é otimizar processos de outras empresas, oferecendo recursos associados à tecnologia da informação, aumentando a produtividade.
Dessa forma, a ideia é que tudo que não seja o core da empresa, seja terceirizado com prestador de serviços de Business Process Outsourcing.
O BPO e a tecnologia
O ponto mais importante para se ater ao contratar uma empresa BPO, é saber se ela possui Know-how, conhecimento qualificado, tecnologia, visão estratégica de mercado, inovação de processos e que agregue valor à operação do cliente. É essencial saber que o Business Process Outsourcing tem foco estratégico.
Na área de tecnologia, o BPO vai gerenciar toda infraestrutura de TI e garantir máxima eficiência dos servidores é uma tarefa complexa, que exige alto conhecimento técnico.
Desse modo, vão assumir a gestão do setor de TI, garantindo estabilidade e segurança da infraestrutura de servidores, além de prestar manutenção e todo suporte necessário.
Benefícios
Além do aumento da produtividade, melhor relação custo-benefício, serviços especializados, foco nas principais atividades do negócio estão entre os principais benefícios do BPO.
O aumento da rentabilidade é um dos principais retornos à empresa. Isso ocorre graças à automação de processos. Por conta das necessidades estratégicas da empresa, o BPO na área de tecnologia é sinônimo de uma gestão mais eficiente e que pode garantir segurança aos servidores da empresa e um suporte especializado caso sejam necessárias manutenções.
A Cellere
A empresa atua no modelo BPO, oferecendo aos seus clientes uma visão externa de processos, através da implementação de tecnologia.
Ela traz a resolução de questões complexas envolvendo análises de dados, sempre na busca por melhor eficiência operacional. Seja em projetos pontuais ou por Request for proposal (RFP) das operadoras, a Cellere tem as melhores soluções.
Em tempo, RFP é o modelo mais comum, usado por empresas para demonstrar seu interesse por determinado produto ou serviço, para receber propostas e tomar a melhor decisão.