Home Connected: uso de IA para validar 100% das instalações até a casa do cliente

Com os avanços da Inteligência Artificial (IA) e o seu potencial gigantesco de transformação, essa tecnologia não poderia ficar de fora da estratégia das operadoras de Telecom. Muito pelo contrário: a IA está no epicentro das principais inovações do setor, abrindo portas para o próximo salto de produtividade e geração de valor desse mercado.

Não se trata de uma tendência passageira, mas de uma fonte valiosíssima de oportunidades incalculáveis e em crescimento acelerado, que tem alterado radicalmente os negócios e como vivemos. A demanda por ferramentas baseadas em Inteligência Artificial tem aumentado significativamente em todos os segmentos da economia.

O futuro de Telecom está na IA

Estima-se que a IA contribua com US$ 15,7 trilhões à economia global até 2030, um pouco menos do que o PIB atual da China. Um estudo da Bloomberg Intelligence projeta uma taxa de crescimento anual de 42% da IA nos próximos 10 anos.

Em Telecomunicações, o mercado de IA foi avaliado em cerca de US$ 1,45 bilhão em 2022, e de 2023 a 2030 deve crescer a uma taxa anual estimada de 28,2%, de acordo com a empresa Grand View Research. A perspectiva é que, ainda nesta década, haverá uma grande revolução no ecossistema de Telecom com as diversas possibilidades de uso da IA.

No entanto, para isso se tornar uma realidade, é preciso saber como explorar ao máximo o potencial da IA para aumentar a receita, reduzir os custos e melhorar tanto a eficiência operacional quanto a experiência dos usuários.

IA aplicada na prática nas redes de fibra óptica

No momento da instalação, na casa do cliente, o técnico envia as fotos necessárias à IA, utilizando, por exemplo, o WhatsApp, um aplicativo próprio ou outro canal. Imediatamente em seguida, a ferramenta responde, informando se todas as normas foram cumpridas e orientando o profissional a como proceder, caso algum parâmetro esteja em inconformidade.

Utilizando técnicas de Visão Computacional (leia mais a respeito clicando aqui), a aplicação compara as imagens enviadas com os indicadores de qualidade da instalação da fibra óptica determinados pelas operadoras, facilitando o atendimento. Se for preciso, o técnico já ajusta o que for necessário.

Grande diferencial: agora, a auditoria é realizada em tempo real, não mais depois da instalação, e em todas as visitas técnicas.

Os benefícios da validação inteligente

Como resultado, a solução assegura uma taxa muito menor de abertura de chamados, de reparo em garantia (também chamada de Infância) e também do número total de reparos. Ao mesmo tempo, reduz os custos associados a atendimento, novo deslocamento e consertos, assim como a insatisfação do cliente e o risco de troca de operadora.

Os diferenciais da validação inteligente

A solução é customizada de acordo com os requisitos de negócio e os parâmetros de qualidade de cada empresa. A aplicação é totalmente adaptável às evoluções dos padrões de qualidade, dos procedimentos das instalações das empresas e das diferentes marcas e modelos de equipamentos. Isso porque sabemos que os processos e as tecnologias se aprimoram continuamente.

Além disso, a nossa consultoria pode propor mudanças no processo para aperfeiçoá-lo. A ordem, a quantidade, o número de casos de uso, assim como o total de evidências coletadas podem variar de acordo com o indicador que se deseja melhorar.

A aplicação atende todas as fases da instalação da rede, desde o Home Passed até o Home Connect (FTTH, do inglês Fiber To The Home). Também pode ser utilizada no processo de reparo, contribuindo para identificar e propor alterações de melhoria de qualidade, reduzindo o tempo e os custos de reparo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *