Conheça o nosso segredo para gerar os melhores resultados aos clientes, por meio da metodologia ágil
Projetos empresariais grandes e complexos não precisam ser confusos, demorados e engessados. Muito pelo contrário: eles podem (e devem!) ser dinâmicos, flexíveis e ágeis. Mas, principalmente, precisam gerar valor e retorno sobre o investimento em um curto espaço de tempo. Na Cellere, fazemos isso por meio da metodologia ágil, que sustenta todos os nossos projetos.
Não é à toa que os termos “agilidade” e “flexibilidade” estão em nosso slogan: Commitment with Agility and Flexibility. Esses conceitos refletem a cultura e a forma de trabalhar da nossa equipe, que se baseia, primordialmente, no framework Scrum. Entre os diversos benefícios dessa estrutura está a capacidade de agregar valor rapidamente, ou seja, entregar algo, de fato, tangível.
Ao final de uma Sprint (nome dos ciclos do projeto no Scrum), por exemplo, o cliente já consegue visualizar o que ele solicitou. Se não de maneira integral, ao menos em parte. Isso porque no Scrum trabalhamos com entregas parciais e regulares do produto final, oferecendo agilidade e flexibilidade. Dessa forma, permite melhorias e mudanças de rota ao longo do desenvolvimento.
Em ambientes dinâmicos e complexos, a possibilidade de aprimorar e alterar a rota no caminho é fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, as metodologias ágeis são a opção de gerenciamento ideal para desenvolver soluções que exigem resultados rápidos e flexibilidade.
O que é metodologia ágil?
Metodologia ágil é um conjunto de métodos de gerenciamento de projetos que prioriza a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas. Em contraste com abordagens tradicionais rígidas, como “Waterfall”, esse modelo fragmenta os ciclos em períodos menores e responde rapidamente a adaptações. Assim, em muito pouco tempo, o cliente enxerga valor no que está sendo desenvolvido.
Aliás, a participação ativa do cliente em todos os processos é outra característica fundamental das metodologias ágeis. Afinal, é esse envolvimento que vai permitir o correto entendimento das expectativas e que novas necessidades do projeto sejam rapidamente incorporadas. Essa interação e colaboração entre os profissionais da equipe e os stakeholders é um dos pilares do formato Ágil.
Além disso, as equipes são multifuncionais, interdisciplinares e autogerenciadas, o que promove autonomia aos profissionais. Ou seja, são eles que decidem, dentro das prioridades do cliente, o que é possível ser desenvolvido dentro das Sprints. O time também tem a liberdade para definir como realizar e quem será responsável por cada demanda.
Existem diversos frameworks sob esse conceito, que se baseiam em práticas ágeis, com o propósito de gerar mais valor em menos tempo. Semelhantemente, todos atuam com ciclos de produção curtos, incrementais e adaptáveis. Vale ressaltar ainda que, apesar de ter a sua origem no setor de Tecnologia, as metodologias ágeis podem ser aplicadas em todos os segmentos.
Metodologia ágil na prática: framework Scrum
Conforme abordado anteriormente, neste artigo, a estrutura ágil de trabalho mais utilizada na Cellere é o Scrum, devido a sua versatilidade. Estes 3 pilares o fundamental:
- Transparência: isto é, garante que haja clareza nas informações, o que permite que todos saibam exatamente o objetivo do projeto e o status do desenvolvimento.
- Inspeção: se refere às constantes verificações em produtos, processos e práticas, identificando oportunidades de melhorias e pontos de ajustes.
- Adaptação: abordagem flexível para absorver mudanças, que possam ocorrer devido às necessidades de negócio do solicitante, e busca maximizar o valor entregue ao cliente.
Estas são as etapas do Scrum dos projetos implementados pela Cellere:
1. Início do projeto
Reuniões com o cliente para o entendimento das necessidades e prioridades.
2. Desdobramento em histórias:
São as descrições dos requisitos e/ou recursos do produto sob o ponto de vista deste usuário. São elas que irão guiar o desenvolvimento. Novas histórias podem ser escritas e acrescentadas ao longo do projeto.
3. Grooming
É um rito realizado com recorrência média de 15 dias, em que o cliente traz a sua visão de necessidades e prioridades para discutir com a equipe e desdobrá-las em histórias. Cada uma delas recebe uma pontuação de acordo com a complexidade.
4. Planning
Se refere ao planejamento das prioridades do Sprint que se iniciará, ou seja, quais histórias serão contempladas no próximo ciclo. O próprio time de desenvolvimento faz essa definição.
5. Sprint
Ciclos contínuos de desenvolvimento do projeto, que na Cellere tem 2 semanas de duração (considerado um ciclo bem rápido). Se inicia após a Planning e se encerra na Review.
6. Dailies
Reuniões diárias de 15 minutos para saber o que foi feito, qual é o planejamento para o dia e se há algum impedimento na realização das atividades. Este não é o momento de discutir regras de negócio ou que será feito.
7. Review
Apresentação prática dos resultados do último Sprint, com a definição dos próximos passos. No caso do desenvolvimento de sistemas, é feito um teste para todos os participantes verem.
8. Retrospectiva
Momento para indicar os pontos positivos e negativos do Sprint, com planos de ação que atendam os pontos negativos no próximo, caso necessário.
➜ Conforme o Scrum, as etapas de Grooming, Planning, Sprint, Dailies, Review e Retrospectiva se repetem continuamente até a entrega e a validação do produto.
Por que escolher a Cellere para desenvolver projetos complexos de Tecnologia?
Somos reconhecidos no mercado pelo alto padrão de qualidade e atendimento oferecidos, bem como pelos resultados práticos comprovados no setor de Tecnologia. Estamos há mais de 18 anos gerando valor aos nossos clientes, atuando fortemente com os maiores players de Telecom e Utilities. Por isso, hoje, além de TI, somos especialistas nesses segmentos, o que traz muitas vantagens.
Acima de tudo, independentemente do ramo de atuação, o nosso foco é o rápido entendimento do negócio e das necessidades dele. Propomos e implementamos soluções customizadas, de acordo com as particularidades e as regras de negócio. Sempre com a finalidade de melhorar processos e aumentar a produtividade das empresas, atuamos em total sinergia com os nossos clientes.
Em virtude de trabalharmos com ciclos rápidos de desenvolvimento, conduzimos projetos robustos e complexos com agilidade e flexibilidade. Temos orgulho de afirmar que contamos com profissionais altamente competentes e experientes, continuamente capacitados para garantir as melhores entregas. Além disso, temos a disponibilidade de alocar especialistas de diferentes áreas para cada momento do projeto, assegurando a fluidez dos trabalhos.
Confira, a seguir, as nossas principais áreas de atuação e clique aqui para acessar os nossos casos de sucesso:
- Automação e Melhoria de Processos
- Consultoria e Gestão de Projetos
- Coordenação de Recursos
- Desenvolvimento de Softwares
- Desenvolvimento de Soluções
- Eficiência e Rentabilidade de Negócios
- Garantia de Receita
- Governança de Dados
- Integrações de Sistemas
- Inteligência Artificial
- Investigação de Fraude
- Melhoria de Sistemas
- Recuperação de Receita
- Relatórios e Dashboards
- Suporte Operacional
- Tratamento de Grande Volume de Dados