Principais tendências tecnológicas para inovar em 2024

Principais tendências tecnológicas para inovar em 2024!

Saiba em quais tendências tecnológicas as maiores empresas do mundo estão investindo para inovar neste ano

As tendências indicam para onde está direcionada a atenção da sociedade ou de determinado segmento. Elas revelam movimentos importantes e surgem, sobretudo, de necessidades de mercado, muitas vezes permeando diversas áreas. Ao mesmo tempo, abrem novos caminhos para inovar e influenciam a forma como vivemos, proporcionando crescimento.

Por isso, as organizações precisam estar atentas às tendências, em especial às tecnológicas, visto que elas têm impulsionado as principais transformações do mundo. Inclusive, o cenário empresarial tem sido definido pelos avanços tecnológicos. Saber o que está em alta ajuda a identificar oportunidades para inovar e, assim, prosperar nos negócios.

A fim de contribuir para essa jornada, abordamos, neste artigo, as tendências tecnológicas que deverão ser destaques em 2024. Confira!

Automação inteligente

Também chamada de RPA (da sigla em inglês para Automação Robótica de Processos), a automação tem evoluído continuamente. Essa abordagem utiliza tecnologias avançadas para executar um grande volume de tarefas repetitivas de forma muito mais rápida, precisa e eficiente. Com isso, a RPA acelera os processos, aumentando a eficiência e a produtividade.

Aliados à Inteligência Artificial, os benefícios da automação, que já são grandes, tornam-se ainda maiores. Em síntese, essa tecnologia realiza atividades mais complexas e passa a gerar recomendações valiosas, e em tempo real, que facilitam a tomada de decisão. A automação inteligente, desse modo, impulsiona mudanças profundas nos negócios. 

Plataformas na nuvem

A computação em nuvem continuará dominando os negócios neste ano, seguindo o crescimento ascendente de 2020 para cá. Nesse meio tempo, essa tecnologia cresceu mais de 30% ao ano. De acordo com o Gartner – consultoria referência em tecnologia –, até 2027 mais de 70% das empresas usarão plataformas em nuvem para inovar e acelerar as suas iniciativas de negócios. 

As aplicações digitais devem ser personalizadas para atender às necessidades específicas de um setor e às regras de negócios de cada organização. Com isso, oferecem soluções flexíveis, escaláveis e relevantes, agregando valor às empresas.

Cibersegurança adaptativa

A alarmante escalada dos ataques e das ameaças digitais tem colocado a segurança como prioridade máxima nas organizações. As estratégias das violações estão ainda mais sofisticadas, exigindo abordagens que se adaptam aos riscos emergentes de cibersegurança. 

As empresas precisarão reforçar, continuamente, os seus protocolos de segurança, assim como garantir a privacidade dos usuários para terem sucesso em suas iniciativas inovadoras.

Inteligência Artificial (IA) e IA Generativa

A IA veio para ficar e, certamente, em 2024, continuará no epicentro das principais discussões e estratégias no mundo dos negócios. Especialmente a IA Generativa, que se popularizou com o lançamento do ChatGPT, aumentando, de maneira extraordinária, o interesse das empresas. Afinal, o potencial dessa tecnologia é imenso.

Agora os softwares podem analisar dados, realizar previsões e, até mesmo, tomar decisões complexas, ininterruptamente, em questão de segundos e com altíssima precisão. Como resultado, a IA tem alterado o paradigma de todas as áreas, liderando as principais inovações e abrindo portas para o próximo salto de produtividade e geração de valor. 

A ascensão dessa tecnologia, no entanto, está só começando, uma vez que são poucas as empresas que têm, de fato, conseguido aplicá-la, na prática e com fortes propostas de valor, em suas jornadas. Isso significa que as organizações capazes de utilizar IA de maneira efetiva possuem uma vantagem competitiva bastante superior em relação ao mercado. 

APIs abertas

Hoje em dia, toda empresa é uma empresa de tecnologia, conforme afirmou o Gartner em 2013. Ou seja: independentemente da indústria, todos os negócios estão sendo impactados pela digitalização. E, já que os sistemas digitais precisam ser integrados, flexíveis e escaláveis, as APIs tornaram-se as suas peças-chave, acelerando a Transformação Digital. 

Essas ferramentas, fundamentais para o sucesso dos negócios, estão revolucionando a maneira que interagimos com os dados, simplificando as integrações como nunca. A fim de responder às evoluções do mercado, a arquitetura de microsserviços integra, rapidamente, novos recursos às aplicações, acelerando o desenvolvimento de softwares.

Sobretudo as APIs abertas, disponíveis em plataformas como o Portal de APIs, deverão ter destaque em 2024. Elas permitem complementar programas existentes com novos serviços e produtos, sem a necessidade de desenvolvê-los do zero. Dessa forma, organizações de todos os portes e segmentos podem incorporar novas tecnologias em suas operações, economizando, significativamente, tempo e dinheiro.

APIs antifraude do Open Gateway

Uma iniciativa que tem se destacado no âmbito de APIs abertas é o Open Gateway, projeto global realizado pelas operadoras de Telecomunicações. Em princípio, essa iniciativa visa a oferecer serviços antifraude por meio de recursos utilizados no setor de Telecom, beneficiando diversos segmentos do mercado.

Como um dos principais players mundiais em APIs de Telecom, a Cellere está trabalhando para que, em breve, as APIs do Open Gateway estejam disponíveis no Portal de APIs.

Quer saber como aplicar essas tecnologias em sua empresa?