Decisores de TI discutem ações de Transformação Digital do Governo do Espírito Santo

“Essa inovação torna-se cada vez mais necessária, diante dos constantes avanços tecnológicos”, disse a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Secretários de Estado e gerentes de Tecnologia de Informação (TI) se reuniram para trocar informações e planejar o alinhamento de ações que visam à realização de uma ampla transformação digital nas Secretarias e Órgãos do Governo do Espírito Santo, no dia 14 de fevereiro, no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

“Essa inovação torna-se cada vez mais necessária, diante dos constantes avanços tecnológicos”, disse a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso. Ela ressaltou que os principais beneficiados pela transformação digital são os cidadãos capixabas, que poderão ser atendidos por mais serviços públicos sem sair de casa.

“Inovação e tecnologia são ações prioritárias do Governo do Estado”, afirmou.

Durante a reunião, a secretária Maria Emanuela Pedroso destacou que a inovação digital é um dos eixos do Planejamento Estratégico da Administração Estadual e que investimentos serão intensificados para ampliar a qualidade tecnológica das Secretarias e Órgãos no decorrer da gestão. “Inovação e tecnologia são ações prioritárias do Governo do Estado”, afirmou.

O coordenador Estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Victor Murad Filho, salientou que o Espírito Santo já se destaca em nível nacional com projetos de alguns órgãos. Ele citou como exemplos o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o primeiro do País totalmente digital; a Secretaria da Fazenda (Sefaz), referência em inteligência analítica com foco na arrecadação; e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com o Cerco Inteligente.

A Inteligência Artificial é uma forte arma para digitalizar processos e ganhar escala em Tecnologia

“Estamos trabalhando para acelerar ainda mais os nossos processos de transformação e, dessa forma, avançarmos em relação ao índice de maturidade digital, com o desenvolvimento de projetos do Governo”, explicou Victor Murad.

Tanto Murad quanto a titular da Secretaria do Governo (SEG) destacam a transformação digital que envolve uma mudança cultural de parte das equipes de Governo, a começar pelos gestores, que devem liderar as ações tanto interna quanto externamente, com foco nos servidores e no atendimento à população.

Durante a reunião de alinhamento, foram realizadas palestras pelos vice-presidentes de Pesquisa do Instituto Gartner, Claudio Chauke e Pedro Fogalin. O diretor de Relacionamento do Instituto, Gustavo Pinto, explicou que o trabalho em nível mundial consiste no aconselhamento na área tecnológica, o que permite que gestores tomem a melhor decisão, com melhor custo e em menor tempo.

Fonte: https://www.es.gov.br/Noticia/gestores-e-gerentes-de-ti-discutem-acoes-de-transformacao-digital-do-governo-do-estado