À medida que as tecnologias emergentes continuam a impulsionar o desenvolvimento e a implantação de IA (Inteligência Artificial) vinculada à Internet das Coisas (IoT) e ao Edge, as empresas de telecomunicações terão que garantir que sua infraestrutura de rede esteja pronta para acomodar as demandas desses aplicativos. Com o 5G no horizonte, aqueles que já estão inovando e trabalhando com parceiros para se adaptar e abraçar tecnologias emergentes baseadas em IA, como aplicativos de reconhecimento de voz e chatbots de IA, podem se posicionar para aproveitar as vantagens de um novo mercado pronto para um crescimento substancial.
Como a IA se funde com as telecomunicações
Existem muitas maneiras de usar a IA para aprimorar a interconectividade e o desempenho do dispositivo IoT e os aplicativos de telecomunicações relacionados.
Por exemplo, 39 milhões de americanos agora têm algum tipo de caixa de som inteligente em casa. Os especialistas prevêem que esse número continuará crescendo. Os proprietários de casas continuarão a adotar dispositivos mais “inteligentes”, termostatos, geladeiras e sistemas de segurança, que podem compartilhar informações.
A IA pode tornar esses produtos ainda mais eficazes. Por exemplo, talvez sua programação diária mude ao longo da semana. Assim, você pode ser o tipo de pessoa que regularmente insere compromissos em seu telefone, tablet ou agenda do computador. Se esses dispositivos estiverem conectados a um alarme inteligente, os aplicativos habilitados para IA podem procurar padrões e definir o alarme matinal ideal para você, economizando seu tempo.
A IA tende a se tornar mais útil conforme “aprende” com as experiências. Por exemplo, ao analisar uma variedade de entradas de dados de sua rotina diária, um aplicativo habilitado para IA pode calcular quanto tempo você levaria para completar sua rotina matinal e viajar para seu destino, escolhendo o momento absolutamente perfeito para acordá-lo.
Também pode preparar seu ambiente para o dia começar, aprendendo sobre seus hábitos. Você acordaria com o café já pronto, o aquecedor ou o ar condicionado já ligado e um lembrete digital para completar os próximos itens da sua lista de tarefas.
Melhorando as experiências dos clientes de telecomunicações
A IA torna tudo isso possível. As casas inteligentes não são o único exemplo de fusão de produtos baseados em IA e telecomunicações.
A IA pode ajudar os provedores de telecomunicações a aprender mais sobre o comportamento de cada cliente. Isso permite que eles ofereçam pacotes de serviços adaptados às necessidades específicas do consumidor. A IA também pode monitorar o desempenho da rede de comunicações e identificar ineficiências, otimizando a rede com base em como os clientes a usam.
Em breve, isso será muito importante. Casas inteligentes, cidades inteligentes e muitas outras inovações no Edge vão sobrecarregar ainda mais as redes de telecomunicações em um futuro próximo. Embora a IA aumente a demanda por redes confiáveis, também ajudará a facilitar o crescimento, a funcionalidade e a viabilidade dessas redes.
Os provedores de telecomunicações devem estar profundamente envolvidos nas fases de investigação, análise e teste, pois determinam a variedade de maneiras que precisarão aproveitar a IA tanto a curto prazo quanto em um futuro distante.